Materiais Elétricos Condutores, Isolantes e Semicondutores

Todos os corpos são formados por matéria e podem ser classificados em elementos ou compostos. Dentro de cada pedaço de matéria há átomos, as menores partículas que a compõem.

Condutores
Os materiais condutores conduzem bem a eletricidade, pois têm uma estrutura que permite que elétrons se movam livremente. Ainda assim, sempre haverá alguma perda de energia.

Isolantes
Nos materiais isolantes, não há movimento livre dos elétrons. Esse é um material cujos elétrons estão fortemente ligados ao núcleo atômico, sendo, portanto, incapazes de escapar e mover-se livremente através do material.

Semicondutores
O material semicondutor é um meio termo entre o condutor e o isolante. Os mais utilizados são o silício (Si) e o germânio (Ge). Esses materiais não são nem bons condutores, nem bons isolantes. Ou seja, eles permitem que um fluxo de corrente os atravesse, ainda que com resistência considerável. São importantes por servir de base para componentes eletrônicos como diodos, transistores e circuitos integrados.

Gebran, Amaury Pessoa; Rizzato, Flávio Adalberto Poloni. Instalações Elétricas Prediais (Tekne) (p. 31). Bookman. Edição do Kindle.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram