Eletrotécnico o que pode fazer um eletrotécnico e quais as áreas de atuação?

Eletrotécnico O que pode fazer Quais as areas de atuação para eletrotécnicos

Eletrotécnica palavra que se deriva de elétrica e técnicas. Muitas vezes o eletrotécnico é confundido com um técnico em eletrônica, porém as duas áreas são totalmente distintas, mas as duas áreas trabalham lado a lado. O Técnico em eletrônica trabalha praticamente fora da tomada e o eletrotécnico da tomada para dentro.

VOCÊ GANHOU! UM CURSO GRATUITO! INSCREVA-SE AQUI 

Saiba neste artigo sobre eletrotécnica algumas das áreas de atuação de um eletrotécnico.

Para começar vamos falar de onde vem a energia elétrica que e primeira área que gostaria de destacar.

Se você pensou geração você está certo. A geração de energia engloba diversas áreas como usinas hidroelétricas, parques eólicos, parques solares e ate mesmo usinas nucleares, esta é uma das áreas mais visadas porém apenas um pequeno grupo atua nesta área da eletrotécnica.

Apos a energia ser gerada ou convertida de mecânica para elétrica ela precisa ser distribuída para as fábricas, comércio, residências. Esta parte chamada de transmissão e distribuição elétrica, é onde temos subestações linhas de transição e companhias energéticas. Esta área encontra-se um grupo mediano de profissionais onde para trabalhar nessa área requer alguns treinamentos mais específicos. Porem é uma das áreas mais bem remuneradas porém com maiores riscos.

Sendo distribuída a eletricidade para as fábricas residências e comércios ela tem que ser distribuída dentro destes locais, e normalmente para ser feito isso é necessário desenvolver projetos elétricos, não que as outras áreas não seja necessário, mas é que para desenvolver projetos de alta-tensão você precisara ser um engenheiro eletricista, e com a ênfase correta, mas isso falaremos em outra ocasião.

Feito os projetos elétricos de baixa tensão ate certa potência conforme regulamentação, será necessário executar a instalação elétrica, neste momento o eletrotécnico poderá tanto atuar na supervisão quanto na instalação como um eletricista, vai depender muito da empresa onde ele trabalha ou do que escolheu fazer.

Apos essa instalação normalmente deverá ser feito a manutenção preventiva e outras vezes manutenção corretiva da instalação elétrica, onde o eletrotécnico também poderá atuar.

Mas será que são somente estas áreas que o eletrotécnico pode atuar, não, existem muitas coisas que um eletrotécnico pode fazer. Vou citar mais algumas que não citem anteriormente mais resumidamente.

  • Projetos e Instalações de Energia Solar
  • Manutenção de Equipamentos Elétricos
  • Empresas de Saneamento
  • Empresas de Telecomunicações
  • Vendedor ou Representantes de Equipamentos Elétricos
  • Educação em Eletricidade
  • Resumindo tudo na área de elétrica ate certo ponto o eletrotécnico poderá atuar.

 E você caro leitor já trabalha na área de elétrica ou pretende trabalhar? Se inscreva no nosso canal no youtube e fique ligado ao mundo da elétrica!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram