O quadro de cargas de um projeto é composto pelo agrupamento de diversos cálculos, dentre quantitativo de potencias, cálculo de corrente, distribuição de circuitos e balanceamento de fases, identificação de fiação, fator de potência, indicação de entrada de energia dentre outros detalhes que envolvem o quadro elétrico especifico.
O quadro de cargas pode ser representado tanto em uma tabela ou arquivo fora do projeto como aquelas feitas no software Excel, ou também você pode desenvolver o quadro de cargas em um desenho em dwg no AutoCAD, onde temos varias funcionalidades para automatizar o quadro de cargas, criando cálculos automáticos.
Para iniciarmos o preenchimento dos dados do quadro de cargas temos que primeiramente estudar e analisar a planta baixa do projeto elétrico, e desenvolver a planta baixa elétrica, apos distribuir os circuitos com suas respectivas potencias, passamos a inserir os dados no quadro de cargas.
Em um projeto elétrico também temos os quadros de cargas que são compostos de outros quadros, mas a base para inserir os dados é a mesma, para isso basta inserir os dados de outros quadros como se fossem circuitos.
Para manter a organização de um quadro de cargas sempre devemos identificar os circuitos da melhor maneira possível, indicando de onde vem cada circuito.